A RESPOSTA À ORAÇÃO

 


1. A oração é uma expressão da mente finita, em seu esforço por acercar-se do Infinito. Portanto, a formulação de uma oração está necessariamente limitada pelo conhecimento, pela sabedoria e pelos atributos do finito; do mesmo modo, a resposta deve estar condicionada pela  visão, pelos objetivos, pelos ideais e pelas prerrogativas do Infinito. Nunca se pode observar uma realidade não interrompida de fenômenos materiais entre a formulação de uma oração e a recepção da plena resposta espiritual à mesma.

 

2. Quando uma oração fica aparentemente sem resposta, o atraso em geral é presságio de uma resposta melhor, mesmo que por uma boa razão essa resposta demore consideravelmente. Quando Jesus disse que a enfermidade de Lázaro não o levaria realmente à morte, este já estava morto há onze horas. Nenhuma oração sincera fica sem resposta, a não ser quando o ponto de vista superior do mundo espiritual concebeu uma resposta melhor, uma resposta que satisfaz a petição do espírito do homem, em contraposição com a oração da simples mente humana.

3. Quando as orações temporais são compostas pelo espírito e expressas com fé, geralmente são tão amplas e abarcam tantas coisas que podem somente ser respondidas na eternidade; às vezes, a súplica finita está tão cheia do desejo de conseguir o Infinito, que a resposta deve ser retardada durante muito tempo para esperar a criação da capacidade adequada de recepção; a oração da fé pode abarcar tanto, que a resposta somente pode ser recebida no Paraíso.

4. As respostas à oração da mente mortal em geral são de tal natureza , que somente se podem receber e reconhecer depois que essa mesma mente que ora tenha alcançado um estado imortal. Muitas vezes, somente se pode responder à oração de um ser material quando essa pessoa regressou ao nível de espírito.

5. A oração de uma pessoa que conhece a Deus pode estar tão distorcida pela ignorância e tão deformada pela superstição, que responder à mesma seria muito pouco desejável. Nestes casos, os seres espirituais intermediários tem que traduzir de tal maneira essa oração que, quando chega a resposta, o peticionário não consegue reconhecer em absoluto que se trata da resposta à sua oração.

6. Todas as orações verdadeiras são dirigidas aos seres espirituais e todas essas petições devem ser respondidas em termos espirituais e todas essas respostas devem consistir em realidades espirituais. Os seres espirituais não podem oferecer respostas materiais às súplicas espirituais, mesmo que elas provenham de seres materiais. Os seres materiais somente podem orar eficazmente quando “oram em espírito”.

7. Nenhuma oração pode esperar uma resposta a menos que tenha nascido do espírito e tenha sido alimentada pela fé. Sua fé sincera implica que vocês concederam praticamente de antemão, aos que escutam sua oração, o pleno direito de responder às suas súplicas de acordo com essa sabedoria suprema e esse amor divino que, conforme descreve sua fé, animam sempre esses seres a quem vocês dirigem as suas orações.

8. A criança está sempre em seu direito quando se atreve a dirigir uma petição ao pai; e o pai cumpre sempre com suas obrigações paternais com relação à criança imatura quando sua sabedoria superior lhe diz que atrase a resposta ao pedido da criança, que a modifique, que a mantenha à parte, a transcenda ou a retarde até outra fase de sua ascensão espiritual.

9. Não vacilem em formular as orações que expressem os desejos do espírito; não duvidem que suas súplicas receberão uma resposta. Essas respostas permanecerão em depósito, esperando que vocês tenham alcançado, neste mundo ou em outros, esses níveis espirituais futuros de autentica aquisição cósmica, nos quais será possível que reconheçam e se apropriem das respostas há tanto tempo esperadas, de suas petições anteriores, porem prematuras.

10. Todas as súplicas nascidas sinceramente do espírito receberão, com certeza, uma resposta. “Pedi e recebereis”. Porém vocês devem se recordar que são criaturas que progridem no tempo e no espaço; por isso vocês tem que contar constantemente com o fator espaço-temporal em sua experiência de receber pessoalmente as respostas completas às suas diversas orações e petições. 

 



http://www.ellibro.org/librourantia/index.html

“El Libro de Urantia” - cap. 168 – Urantia Foundation

 

* * *   * * *   * * *   * * *   * * *   * * *   * * *

anterior índice próxima